Focaccia Croata

Tenho novidades – além dos posts de receitas que envolvem memória afetiva e histórias de viagens, resolvi fazer posts rápidos, para não usar a palavra da moda: “express”. Dessa forma posso atender com rapidez os leitores que pedem receitas a partir das visualizações das minha fotos de pratos no Instagram ou Facebook. 
Hoje estou inaugurando essa forma rápida, trazendo uma receita que vi no programa Masterchef e achei bem interessante. Resolvi fazer uma pesquisa e encontrei algumas dicas dessa receita, passadas pela própria chef do programa, a Paola Carosella, e dicas de alguns croatas. Sim, esta receita teve origem na Croácia. Fiz e gostei muito, mas confesso que o sabor é muito parecido com a focaccia do Norte da Itália (afinal a Croácia e o Norte da Itália são próximos!), sendo que a grande diferença, a meu ver, a forma de modelar.

Croácia é um país europeu que se limita ao norte com a Eslovénia e Hungria, ao nordeste com a Sérvia, ao leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro. É banhado ao oeste pelo mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.
Na culinária um ingrediente muito importante na Croácia é o pão e como destaque a focaccia. São pães rápidos e muito típicos do mediterrâneo.



Tempo de preparo: aproximadamente 1 hora.

INGREDIENTES

500 g de farinha de trigo
12 g de sal
300 g de água filtrada em temperatura ambiente – TA
15 g de fermento biológico fresco
Azeite a gosto para untar a assadeira

MODO DE PREPARO

1. Numa tigela grande coloque a farinha peneirada e adicione o sal nas laterais. Como vamos usar o fermento biológico o sal interfere muito pouco na atividade, colocar na laterais isso evita o contato direto.

2. Coloque o fermento no centro e na sequência vá adicionando a água. Dissolva o fermento e incorpore tudo muito bem.

3. Ainda na tigela vá trabalhando a massa apenas até ficar homogênea. A massa vai ficar grudando nas mãos, é assim mesmo. Veja foto abaixo. A massa bem hidratada faz o processo ser mais rápido.

4. Coloque um pouco de farinha na bancada, um pouco mesmo, e despeje a massa e faça umas bolas. Se quiser faça uma maior para poder fazer uma diferente com cortes no centro, veja a foto no inicio deste post. Manipule com carinho para não perder o gás que se formou. Isso vai deixar a massa mais leve e aerada.

5. Deixe descansar por 15 minutos para relaxar o glutén.

6. Abra com os dedos as bolinhas. Sempre bem delicadamente. Elas não precisam ficar redondinhas e uniformes, podem ficar com formatos mais rústicos.

7. Antes de ir para o forno coloque azeite de oliva extra virgem, sal marinho e alecrim. Uma boa dica é que passe bastante azeite nas folhas do alecrim, isso irá evitar de queimem.

8. Pré aqueça o forno à 200ºC.

9. Coloque azeite em uma assadeira de preferencia antiaderente e coloque as massas.

10. Leve ao forno por 30 minutos. Mas fique de olho, cada forno se comporta de uma maneira bem diferente. Coloque uma assadeira na grade inferior para evitar que queime o fundo dos pães.

Massa grudenta. Isso por que a massa está bem hidratada.
Massa modelada

“Não tenha medo de dourar os pães, eles ficam mais saborosos. Um pão branco tem sabor de farinha com água. Já os dourados tem sabores intensos e aromas deliciosos.” Paola Carosella

Essa focaccia será mais crocante. Esse formato é bem legal para fazer sanduíches ou para o café da manhã.

Veja no video algumas dicas da Paulo Carosella.

Assista à partir do 5:05



ESTANTE GASTRONÔMICA

São cerca de 30 tipos diferentes de pão (quase todos com fermento biológico), além de sugestões de recheios, acompanhamentos e reaproveitamentos, num total de 40 receitas. ‘Direto ao Pão’ é um guia completo para quem quer se iniciar na panificação caseira. Da escolha dos ingredientes ao resfriamento pós-forno, você vai aprender em detalhes todas as etapas para assar o filão perfeito.
CONFIRA AQUI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s